Empresas precisam se preparar para os impactos da Reforma Tributária
ContabilidadeFoi aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados o projeto de lei complementar (PLP 68/2024) que trata da regulamentação da reforma tributária dos impostos sobre o consumo. Este é o primeiro projeto de lei complementar que avança sobre a regulamentação de pontos tratados na Emenda Constitucional (EC 132/2023) da reforma tributária, promulgada pelo Congresso Nacional no fim do ano passado, e que deve entrar em vigor em 2026.
Para Felipe Renault, advogado participante dos Grupos de Trabalho da Reforma Tributária, o texto representa um grande avanço na simplificação dos impostos, mas sua preocupação é com o modelo aprovado. "Receio que ele gere distorções econômicas e alterações nas cadeias produtivas em razão da obrigatoriedade de pagamento do tributo para que se gere crédito. Somos o primeiro país do mundo que estabelece o crédito condicionado ao pagamento. No meu entender, isso pode colocar em xeque a eficiência e todo o lado positivo da reforma", diz.
O especialista tem compartilhado seu conhecimento detalhado sobre a reforma tributária nos eventos da WK, empresa especializada em ERP e gestão empresarial com 40 anos no mercado. "Para os gestores, o grande desafio será preparar as empresas para o período de transição, convivendo com dois regimes tributários distintos – o antigo e o novo – até 2033, e adaptando o negócio à nova carga tributária", diz. O próximo encontro será nos dias 12 e 13 de setembro, durante a segunda edição do Conexão WK, no Clube Bela Vista em Gaspar/SC.
fonte: https://www.contabeis.com.br/noticias/66502/empresas-precisam-se-preparar-para-os-impactos-da-reforma-tributaria/
Posts relacionados
Julho está chegando ao fim com várias datas relevantes e vencimentos importantes; confira
Faltam seis dias para o fim de julho e começo de agosto, que trará novas obrigações aos empregadores e contadores, como a entrada obrigatória dos Microempreende...