Termo de Responsabilidade: O Que Não Pode Faltar
ContabilidadeVocê sabia que o termo de responsabilidade é essencial na contabilidade? Este documento define claramente as responsabilidades de contadores e clientes, e é um componente crucial para garantir uma relação transparente e protegida.
O que é o termo de responsabilidade?
É um documento que especifica as atribuições e responsabilidades de ambas as partes – o contador e o cliente. Segundo a Lei nº 10.406/2002, este termo é obrigatório e deve ser elaborado para cada cliente.
Por que é importante?
Para a Correa Contabilidade, o termo de responsabilidade é fundamental para:
Definir claramente os serviços prestados e as obrigações de cada parte.
Proteger o contador de práticas ilegais ou negligentes do cliente.
Evitar mal-entendidos e problemas legais no futuro.
O que deve conter no documento?
Identificação das partes.
Descrição detalhada dos serviços.
Responsabilidades do contador e do cliente.
Cláusulas de exclusão de responsabilidade.
Assinaturas de ambas as partes.
Conclusão
O termo de responsabilidade é crucial para uma contabilidade transparente e segura. Na Correa Contabilidade, garantimos que todos os nossos documentos estejam em conformidade com a lei para proteger você e seu negócio.
Posts relacionados
A Reforma Tributária afetará os empresários de todos os Portes?
Em discussão no Brasil há pelo menos 40 anos, e aprovada em dezembro de 2023, a Reforma Tributária (e seus desdobramentos) atinge diversas áreas e ainda terá um...